12 dicas de como escrever um e-mail corretamente


Todo profissional que se prese deve se preocupar com a comunicação escrita dentro das empresas. Certamente, o e-mail deve ganhar uma atenção especial.



Veja 12 dicas de ouro para escrever um e-mail corretamente:

1 – No campo “Assunto” informe o foco do seu e-mail (não mais que 4 palavras). Existem muitos profissionais que não abrem e-mails sem saber do que se trata.

2 - Inicie com um comprimento e logo em seguida o nome do seu remetente. Para exemplificar: “Prezado Sr. Leandro, muito bom dia!”. Utilize o “muito”, pois isso passa energia a quem esta lendo, acredite!

3 - No primeiro parágrafo, escreva de forma clara e objetiva a introdução do e-mail. Para todo assunto deve-se primeiro fazer uma introdução clara e objetiva.

4 - No desenvolvimento da mensagem, seja breve e mantenha o foco no assunto principal do e-mail, informando claramente o que você quer transmitir.

5 - Prefira transmitir o conteúdo através de frases (ou tópicos), ignorando longos parágrafos. Afinal, ler um texto longo no computador ou no smartphone não é nada agradável, certo?

6 - Caso seja um assunto complexo, utilize tópicos e faça uma organização cronológica dos fatos para facilitar o entendimento.

7 - Não escreva o texto do e-mail em letras maiúsculas, pois é equivalente a “gritar” com seu remetente e isso é extremamente deselegante. Você PODE ressalvar algum item do corpo do e-mail em letra maiúscula, porém NUNCA escreve uma frase inteira.

8 - NUNCA utilize gírias nos seus e-mails profissionais, mantenha a polidez, mesmo se ele for seu “amigão” (afinal, seu chefe pode estar recebendo cópia oculta).

9 - Se você for citar o nome de alguém na mensagem, certifique-se de inserir em CC (Com Cópia) e informar, logo após o nome dele(a) a seguinte expressão “(que nos lê em cópia)”. Dessa forma evita-se a famosa fofoca corporativa.

10 - Antes de enviar o texto, revise para eliminar os erros ortográficos e preocupe-se com a concordância do texto;

11 - No encerramento, insira uma frase clara informando o término da mensagem seguida da próxima ação a ser feita. Para exemplificar: “Sem mais, agradeço sua atenção e fico no aguardo de vosso mais breve retorno” ou “Sem mais, agradeço sua atenção e me coloco ao inteiro dispor para esclarecimentos que julgue necessário”. Isso transmite credibilidade e força seu destinatário a responder sua mensagem.

12 - Evite enviar mensagens de gozação, piada ou correntes. Nem todo mundo tem tempo para ler (ou apagar) essas mensagens e isso pode ser um fator determinante na opinião que seu cliente tem de você.


Fonte: supervendedores.com.br





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