O Facebook é colocado por muitas marcas e empresas como o principal foco na elaboração de estratégias de marketing digital. Claro que tal rede social proporciona uma enorme visibilidade para vários tipos de empreendimentos, no entanto, é necessário ter alguns cuidados na criação de planos de ação voltados para mídias sociais.
Separamos abaixo os 5 principais erros que podem prejudicar o seu negócio ao definir o peso do Facebook em suas estratégias.
1. Ignorar outras mídias sociais
Quem não mantém perfis em outras mídias sociais atualizados está perdendo a chance de aumentar as possibilidades de alcançar o seu público-alvo e consumidores em potencial. Além disso, há redes de relacionamentos que permitem a realização de ações bastante produtivas para o seu negócio, como conferências em vídeo pelos hangouts do Google+, por exemplo. Logo, ao restringir suas ações a somente o Facebook, você acaba se limitando e não aproveitando outros recursos disponíveis em diferentes sites.
2. Automatizar todas as atualizações
Existem ferramentas on-line que permitem a automatização de atualizações. Apesar do benefício que tais ferramentas proporcionam para administradores de fan pages, é preciso ter cuidado para não se acomodar e automatizar todas as postagens. O agendamento de publicações serve para facilitar o gerenciamento de páginas de grande movimentação, entretanto, os usuários percebem quando todos os posts são agendados, o que acaba deixando a impressão de que o perfil é controlado por um robô em vez de pessoas.
3. Postar o dia inteiro
Fan pages que postam novos conteúdos e informações o dia inteiro podem ser vistas como desesperadas, afinal, quando uma página posta sem parar, dificilmente todos os posts são relevantes para os fãs. Por isso, o ideal é fazer um monitoramento para identificar os horários mais vantajosos para a postagem de atualizações importantes, fazendo uma seleção do que realmente é interessante para os usuários.
4. Focar somente na quantidade de curtidas
Um equívoco comum de quem administra fan pages é o foco no número de curtidas. Apesar da importância do botão Curtir para qualquer página no Facebook, é fundamental elaborar estratégias que apostem na qualidade dos conteúdos, e não apenas em ações que visem conquistar mais curtidas.
5. Publicar o mesmo conteúdo de outros perfis
Se você tiver perfis em outras redes sociais, evite publicar conteúdos idênticos em todas elas. Cada plataforma tem características próprias e usuários distintos, por isso, é importante personalizar as mensagens pensando nos interesses de cada público.
Você já cometeu algum dos erros citados acima? Como você avalia as estratégias do seu negócio no Facebook?
Fonte: aceita.com
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