Por Júlia Pitthan
Você chega ao escritório, joga a pasta em cima da mesa, liga o computador e, em seguida, faz login no Facebook? Você não está sozinho. Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Gotemburgo, na Suécia, 70% das pessoas entrevistadas dizem que acessar a rede social é a primeira ação logo no começo do dia. Mas você já parou para pensar no que o leva a checar o Facebook tantas vezes por dia? Será que você está entediado? Não tem trabalho o suficiente para fazer?
Para Christina DesMarais, colaboradora da revista americana INC., há pelo menos cinco motivos para você começar a se questionar sobre a validade desse hábito – e tentar mudá-lo. Veja abaixo:
1 - Checar o Facebook é viciante
Segundo o estudo da Universidade de Gotemburgo, as mulheres são mais ativas que os homens na rede. Em geral, elas gastam 81 minutos por dia no Facebook, enquanto os homens despendem 64. E quanto mais você interage, pesquisa e "gasta tempo" na rede, mais vontade tem de continuar ali. Usuários com renda mensal e nível educacional mais baixos usam mais o Facebook do que outros grupos. Além disso, os usuários que passam mais tempo logados na rede também relatam se sentir menos felizes e menos satisfeitos com suas vidas.
2 - É deprimente, e pessoas deprimidas são menos produtivas
Outro estudo, realizado pela Universidade Humboldt e pela Universidade Técnica de Darmstadt, na Alemanha, descobriu que o Facebook gera infelicidade. Vasculhar fotos de viagens e ficar sabendo o quanto os amores e o trabalho dos seus amigos são bem-sucedidos faz com que a maioria se sinta mais solitária e triste. "Os pesquisadores descobriram que uma a cada três pessoas se sente pior depois de visitar o Facebook e mais insatisfeita com sua vida," informou o jornal The Chicago Tribune. No topo da lista de coisas que provocam maior ressentimento estão as fotos de férias, seguidas pela interação social dos outros - quantos cumprimentos de aniversário, likes ou comentários seus amigos recebem a mais que você.
3 - Pode fazer você comer mais porcarias
Se você luta contra o ganho de peso, o Facebook pode ser um grande adversário. Um estudo realizado por Andrew Stephen, da Universidade de Pittsburgh, e Keith Wilcox, da Universidade Columbia, descobriu que as pessoas que usam a rede social para interagir com amigos próximos e familiares têm um aumento na autoestima em função disso. Infelizmente, com esse benefício vem uma diminuição no autocontrole que torna as pessoas "mais propensas a fazer uma escolha de alimentos não saudáveis em comparação com aqueles que não navegam no Facebook."
4 - Pode ser usado para espionar você
Se você se preocupa com privacidade, essa é uma boa razão para se afastar do Facebook – e talvez de todo tipo de mídia social. O jornal The Guardian publicou um vídeo em que mostra como a empresa de defesa Raytheon usa o Facebook e outros sites de mídia social para pesquisar dados sobre a vida privada das pessoas. O sistema pode descobrir onde você vai, como você vai e determinar as coisas e as pessoas que estão associados a você - e até mesmo prever o comportamento futuro. A empresa diz que nunca vendeu esse software para nenhum cliente. Mas reconhece que a tecnologia é compartilhada com o governo dos EUA.
5 - É sempre uma desculpa para procrastinar
Dê a alguma pessoa um grande volume de trabalho e adivinhe onde você vai encontrá-la pelas próximas horas? Olhando o Facebook e o Twitter, comprando online e realizando outras atividades inadiáveis do gênero. Por isso, cabe sempre a pergunta: será que preciso mesmo checar meu perfil mais uma vez hoje?
Fonte: revistapegn
Postar um comentário