8 erros dos líderes de primeira viagem


Você tem o desafio de levar o seu negócio ao sucesso? 
Veja os erros que pode evitar imediatamente.


Ninguém nasce sabendo nada. Nem os maiores empreendedores, muito menos os líderes de primeira viagem.

Qual você acredita ser o maior erro de um líder de primeira viagem?

A mesma pergunta foi feita a alguns empreendedores pelo Young Entrepreneurship Council para alguns jovens empreendedores americanos.

Abaixo, listamos as principais respostas para a pergunta. Veja quais os principais erros de liderança a evitar em seu negócio.



1. Pensar que todos pensam da mesma maneira

Segundo Kim Kaupe, empreendedora à frente da ZinePack, um erro que ela cometeu no início foi pensar que os colaboradores tinham o mesmo processo de pensamento e métodos de aprendizagem que ela.
O fato de explicar as coisas e  se afastar, esperando que as pessoas cumpram com as suas tarefas, se comprovou algo irrealista.

Agora, Kim pergunta ao funcionário se ele entendeu a sua tarefa para que ele lhe diga o que entendeu e como será o processo para que ela descubra se estão na mesma sintonia.


2. Não contratar rápido demais

Contratar muitos funcionários (6 a 10) em uma startup pode afundar o seu negócio.

O impacto da contratação de bons funcionários pode ser grande e, o mais assustador é quando você não age sobre isso rápido o suficiente e as coisas fogem de controle.
Derek Flanzraich da Greatist diz ter cometido esse erro em sua empresa e, desde então se concentra em não repetir o erro.


3. Contratar o trabalho sem o alinhamento de valores

Um erro que muitos empreendedores de primeira viagem cometem é contratar pessoas com base em seu trabalho, em primeiro lugar, ao invés de seus valores.
Contratar pessoas que acreditam em seus princípios acima de qualquer outra coisa é crucial para saber contratar hoje.
Seus funcionários precisam acreditar em seus valores fundamentais antes de fazerem parte do seu time, independentemente de suas fantásticas habilidades ou qualquer tipo de conhecimento.

Essa é a dica de Chuck Longanecker, da digital-telepathy, sobre os erros do empreendedor de primeira viagem.


4. Não pensar no desenvolvimento dos colaboradores

Segundo Mitch Gordon, da Go Overseas, bons funcionários querem crescer junto com o negócio e, como empreendedor, você precisa garantir que os funcionários sentem que têm espaço para expandir sua base de conhecimentos.
Os melhores funcionários vão sempre buscar por novas oportunidades quando sentirem que já chegaram ao máximo que a sua organização permite.


5. Não permitir que as pessoas façam as coisas

Seus funcionários querem impressioná-lo e construir uma grande empresa, assim como você.
Então eles frequentemente terão sua própria ansiedade e preocupação. Nos primeiros dias, lembre-se de ficar doente e deixar que seus funcionários façam as coisas à sua maneira.

Esse é o conselho de Gagan Biyani da Growth Hackers Conference.


6. Tentar extrapolar a competência dos funcionários

Segundo David Ehrenberg, da Early Growth Financial Services, logo no início ele tentou contratar um CFO e outras pessoas para ajuda-lo com o desenvolvimento dos negócios.

Ele rapidamente reconheceu que esses profissionais eram muito bons no que faziam, mas não eram vendedores.
Isso serviu para ensiná-lo que é preciso construir a sua equipe, permitindo que cada um se concentre no que sabe fazer de melhor. Não tente obter de seus funcionários algo em que eles não estejam aptos a fazer.


7. Contratar amigos

Muitos empreendedores partem para a contratação de amigos logo no início de seu negócio.
Muitas pessoas abusam da confiança, se atrasando ou faltando demais, já que eles sabem que você não vai ficar com raiva deles.

Isso resulta em um péssimo desempenho do trabalho e clientes insatisfeitos. Você só pode, e deve, contratar amigos que concordam com você sobre a importância da construção de sua marca.

Caso contrário, mantenha os amigos de fora do trabalho. Esse é o conselho de Nick Friedman, da College Hunks Hauling Junk and College Hunks Moving.


8. Resistir à delegação

Robert J. Moore da RJMetrics conta que levou muito tempo para se afastar das responsabilidades do dia-a-dia.
Ele teve que aprenderas verdadeiras responsabilidades do CEO e focar na alavancagem de uso do tempo, ao invés de microgerenciar as coisas.



Qual é o seu erro?

Como podemos ver, nenhum empreendedor é perfeito. Nos primeiros momentos de seu negócio, milhões de verdades absolutas sobre negócios vão cair por terra para você.

Por isso, quanto mais erros e deslizes o empreendedor puder evitar nesse primeiro momento, fará uma grande diferença no resultado final.

Agora que você já tem alguns erros para se esquivar, concentre-se em aprender rapidamente com seus erros, para que não seja tarde demais.

E você, quais erros de liderança cometeu? Comente.


Este artigo foi adaptado do original, “Newbie leadership mistakes and the important lessons learned”, do Smart blogs.


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