Se você se considera um bom chefe, vai querer ser ainda melhor. Um bom gestor faz um exercício constante para inspirar cada vez mais a sua equipe. Veja como as seis dicas abaixo, publicadas por Geoffrey James na coluna "Sales Source", da revista Inc., podem te ajudar a ser um chefe melhor.
1) Gerencie sua equipe, não os números:
Os gerentes convencionais acreditam que os números são o mais importante. Dessa forma, eles gastam muito do seu tempo olhando gráficos e falando sobre números. No entanto, todos os números em qualquer negócios resultam no quão bem você lidera a sua equipe. A única maneira de obter números melhores é melhorando a performance da da equipe.
2) Tenha métricas simples e relevantes:
Ainda que os seus funcionários sejam mais importantes que os números, você precisa encontrar a melhor maneira para medir a performance deles. Essas métricas precisam estar próximas dos comportamentos que você está tentando estimular e serem simples o suficiente para todos entenderem facilmente. Medições de desempenho complexas inevitavelmente irão criar confusão entre os funcionários e uma sobrecarga mental desnecessária.
3) Tenha uma prioridade por funcionário:
Se tudo é prioridade, nada é prioridade. O conceito de prioridade significa que apenas uma coisa é mais importante do que todas as outras. É o seu trabalho dizer o que é mais importante para cada profissional.
4) Nunca descarregue suas emoções em um profissional:
A equipe entende que os chefes são humanos e são pressionados a todo momento. Eles sabem que você fica frustrado, bravo e etc. Mesmo assim, você não pode explodir com alguém da sua equipe ou fazer uma observação que possa ser prejudicial para o seu desempenho. Esse tipo de ferida dificilmente cicatriza e apodrece com um ressentimento secreto. Você não precisa ser perfeito (e nem conseguiria), mas lembre-se que seus funcionários não são o seu saco de pancadas.
5) Se auto-avalie pelo seu pior funcionário:
Os chefes costumam medir a sua performance pelos melhores funcionários. No entanto, você pode já ter contratado pessoas muito boas, em que o sucesso é muito provável. Você só conseguirá testar a sua capacidade de gestão se conseguir lidar com os seus piores funcionários e fazê-los crescer.
6) Dê recompensas superiores à média:
Não adianta querer um funcionário extremamente bom e não pensar que ele abrirá mão de um bom salário, comissões e benefícios. Se você pagar salários médios, acabará com funcionários medianos. E não adianta achar que as pessoas precisam ter outras motivações. Se você tiver bom senso, saberá que um bom salário é uma das recompensas para um bom profissional. E caso continue achando o contrário, ele vai achar alguém que entenda isso em outro lugar.