Por Ariane Abdallah
Se você tem vontade de assumir um cargo de liderança, pode começar já a ensaiar. Independentemente do nível hierárquico de seu cargo atual, assumir comportamentos de liderança em suas atitudes, na comunicação e até nos seus pensamentos pode ajudar a alcançar o papel que aspira. "O seu potencial de gestor começa a aparecer aos olhos dos outros", afirma Amy Gallo, editora contribuinte da Harvard Business Review, em um artigo sobre o tema.
Para reforçar sua tese, ela se ancorou em argumentor de especialistas, como Muriel Maignan Wilkins, co-autora de Own the Room: Discover Your Signature Voice to Master Your Leadership Presence. Segundo ela, nunca é cedo demais para começar a preparar uma transição, mesmo que leve muito tempo para isso se efetivar.
A seguir, alguns passos para que você comece a percorrer o seu caminho de onde está.
Dê conta de suas responsabilidades
Sejam quais forem suas ambições, não as deixe distraí-lo do que tem para fazer agora. Foque no presente tanto quanto – ou até mais – do que no futuro. “Você sempre precisa cuidar de suas tarefas do dia a dia a ponto de ninguém – pares, chefes diretos ou outras pessoas acima de você – questionarem sua performance”, diz Amy Jen S, parceira de Muriel no livro.
Colabore com o sucesso do seu chefe
Você deve se dedicar às atividades que ajudarão também seu chefe a atingir os objetivos dele, segundo Muriel. “Mostre que você está disposto a pegar o bastão dos projetos importantes”. Disponha-se a dizer mais “sim” do que “não”, sempre que ele solicitar sua ajuda para resolver ago. Descubra o que tira o sono de seu gestor e proponha soluções. Abrace oportunidades de desempenhar a liderança, não importa o quão pequenas possam parecer.
Candidate-se para novas iniciativas, especialmente as que poderão repercutir entre pessoas que não trabalham diretamente com você. "Isso vai dar um gostinho aos outros de como você se sairia em um papel mais sênior”, afirma Muriel. Pode ser uma oportunidade tão simples quanto mediar um encontro, oferecer ajuda para organizar eventos ou colaborar para dissolução de um conflito entre colegas. Também pode ser uma oportunidade fora do trabalho, como fazer parte do conselho de uma ONG, por exemplo. “Essas atividades sinalizam seu potencial de liderança”, diz ela.
Identifique e aproveite as brechas
Outra forma de provar seu potencial é identificar problemas com os quais outras pessoas da empresa não estão lidando ou nem mesmo se deram conta de que existem. Por exemplo, você pode descobrir uma necessidade de um cliente que não está sendo suprida pela atual linha de produtos da organização. Então, poderá propor algo novo. Ou você pode fazer uma análise de quanto uma mudança economizaria no caixa da empresa. Quando assume uma responsabilidade que na qual ninguém mais está trabalhando, você tende a se sobressair.
Não passe do ponto
Há uma linha tênue entre ser ambicioso e ser inadequado. “Não tente exercer autoridade quando você não a tem”, afirma Muriel. Foque no objetivo comum de sua equipe, em vez de colocar seus interesses em primeiro lugar. Amy recomenda que você saiba se colocar no seu lugar, ao mesmo tempo em que demonstra autoconfiança em seguir para o próximo nível.
Seja cauteloso ao demonstrar suas ambições
É uma boa expor suas intenções de crescer na empresa aos seus chefes, se tiver uma relação confiável e sólida com eles. Mas faça isso deixando claro o que é o melhor para a empresa, e não só para sua carreira. Para Amy, você deve fazer uma breve retrospectiva sobre último ano de trabalho e depois perguntar algo como: “Se olharmos adiante, como você acredita que posso contribuir com a empresa?”
Agora, se você tem um chefe que pode se sentir ameaçado por suas aspirações, é melhor manter suas ambições silenciosas - e deixar claro seu potencial com atitudes.
Encontre modelos para se espelhar
Procure pessoas que estejam ocupando os cargos que você almeja e estude o que eles fazem – como agem, se comunicam, se vestem. "Escolha alguém um nível acima que se pareça com você, e encontre uma maneira de trabalhar próximo a ele”, diz Muriel. Identifique comportamentos que você pode tomar como exemplo, desde que realmente estejam em acordo com seus princípios. “Porque você não quer fazer de conta”, afirma.
Invista nas relações
Não importa quem você conhece, mas quem conhece você, diz um ditado popular. Quando você é avaliado para uma promoção, é improvável que seu chefe analise seu potencial isoladamente. A tendência é que ele pergunte a outros sobre suas habilidades, o que significa que você precisa ter aliados espalhados pela organização – pessoas atentas ao que você está fazendo.
Se cruzar com alguém mais experiente pelos corredores, esteja pronto para responder a pergunta: "E então, o que está fazendo?”, diz Muriel. "Considere todas as situações como oportunidades de demonstrar o valor que você agrega à organização e o que seu conhecimento gera para o negócio”.
Fonte: epocanegocios.globo.com